Salvar o planeta!? O que significa isso?



É muito comum ouvirmos esse tipo de afirmação em eventos com a temática ambiental. “Precisamos salvar o planeta!” - bradam uns. “Salvem a natureza” - clamam outros. No entanto, poucos explicam o significado do verbo salvar nesse contexto.


O fato de o verbo salvar ter seu emprego mais associado ao discurso religioso pode ser uma explicação para os apelos de muitos ambientalistas soarem também religiosos. O clamor nos lembra dos brados dos profetas antigos e atuais ao arrependimento dos pecadores e à mudança de vida. Esse aspecto, porém, não é o único a causar estranheza na fala dos ambientalistas.





O primeiro ponto digno de atenção é suposta necessidade de salvação da natureza. Por que a natureza necessita de salvação? Pelo que muitos cientistas afirmam nosso planeta passou por ciclos em que espécies foram extintas e outras criadas. Em outras palavras, a natureza já se despediu de muitas espécies de plantas e animais e permanece firme.


Não há qualquer evidência científica que demonstre a organização de seres hoje extintos em torno de questões como era glacial. As diferentes espécies extintas no nosso planeta apenas viveram o seu momento presente sem se preocupar com um possível futuro.


Com o ser humano, entretanto, as coisas são diferentes. Somos capazes de colher pedaços da realidade para transformá-los em uma narrativa da qual a humanidade é simultaneamente protagonista e antagonista. Os apelos de grupos ambientalistas são fruto dessa percepção.



Somos vistos como responsáveis pela tragédia ambiental de nossos dias e os únicos com capacidade para reverter a situação. Tal afirmação soa arrogante e reforça a sensação de superioridade do ser humano com relação às demais espécies do planeta. Faz com que nos consideremos semideuses e não dá respostas a uma pergunta pouco feita: o que acontecerá se nada fizermos para salvar o planeta e a natureza?


Como vimos, com o planeta será apenas mais um ciclo de mudanças com extinção em massa de animais e plantas. O problema é que nós podemos ser uma das espécies ameaçadas de desaparecer da face da terra.



Apesar de não ser mencionada esta é a verdadeira ameaça apontada pelos ambientalistas. O planeta tem condição de sobreviver e se reorganizar sem muitas espécies, inclusive a nossa. Os seres humanos, por outro lado, só sobrevivem se forem mantidas determinadas condições ambientais.

Por mais religioso que possa parecer, somos os únicos carentes de salvação. Se não mudarmos os nossos hábitos e a nossa perspectiva com relação ao problema ambiental, as condições para a sobrevivência humana na terra pode se tornar inviável.


Comentários

Postagens mais visitadas