Maldita segunda!


Creio ser este o dia mais longo da semana. Apesar de oficialmente se iniciar à meio-noite como todos os demais dias, para muitos a segunda-feira já se anuncia nas músicas de abertura dos últimos programas de televisão do domingo.

Não é o primeiro dia da semana, segundo o calendário oficial, mas é aquele que anuncia uma sequência de dias denominados úteis. Dito assim, parece que os demais dias, sábado e domingo, são dias inúteis, o que não é verdade.

Nesse período, muitos colocam em dia problemas impossíveis de se resolver durante a semana. De uma faxina mais caprichada a momentos de atenção aos filhos, aproveitamos para renovar nosso dia e iniciar a semana com menos preocupações.




O engraçado é ver a semana se iniciar no seu segundo dia. Muitos chegam a pensar ser a segunda-feira o primeiro dia da semana. Seja qual for o seu ponto de vista, com certeza a sua segunda-feira tem poucas chances de ser um dia feliz.

Às vezes penso que o nosso cérebro funcionar como um carro. Alguém já viu um carro feliz quando engrenamos a primeira marcha? Deve ser uma marcha miserável para  um automóvel, por que ele pediria logo a marcha seguinte?



A segunda-feira é a nossa primeira marcha. Primeiro vem a ré do domingo a nos posicionar para a partida de mais uma semana de trabalho e, em seguida, vem a primeira marcha da segunda-feira. Aí todos pedimos para que o maldito dia acabe logo.
O ódio à segunda-feira tem, na minha opinião, a ver também com o início de uma semana de tortura, ou seja, de trabalho. De acordo com os dicionários de etimológicos, a palavra trabalho é derivada do latim tripalium, um instrumento de tortura medieval  formado por três paus.



O cansaço e a dor experimentadas pelos trabalhadores braçais foram associadas à tortura. Em francês, o verbo travailler significa “sentir dor” ou “sofrer”. Isso mudou a partir do século XVI, e o trabalho passou a ser entendido como aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim.


De qualquer forma, a ideia de voltar ao trabalho na segunda-feira parece ser sinônimo de retomar algum tipo de sofrimento. Já vi inclusive pessoas apaixonadas pelos seus trabalhos sofrerem com a chegada desse dia.


Na verdade, esse tipo de queixa parece refletir a sensação humana de viver em ciclos. Nesse caso, a segunda-feira seria o dia em que nos lembramos do início de mais uma semana, mais um ciclo sem fim em nossas vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas