Extremos


Fiquei pensativo ao ouvir uma matéria sobre a preocupação do anti-semitismo na Alemanha, capitaneado por representantes da extrema direita. Meu estado de reflexão, no entanto, foi despertado por outro fato, o  de a extrema esquerda defender a mesma ideia.


Ao ouvir a revelação de agendas comuns de dois atores em lados opostos do cenário político, me lembrei de uma frase dita por um amigo meu. Ele dizia que determinados grupos ficam tão opostos um ao outro que em algum momento acabam por se tocar. Em outras palavras, a busca por uma identidade extrema, seja de direita ou de esquerda, conduzem grupos opostos a se encontrarem em algum ponto.




Não são retas paralelas. Estas, de acordo com a matemática, só se encontrariam no infinito, que para nós é sinônimo de lugar algum.


Esses grupos, ao contrário, são pontos que fazem parte da mesma linha cujo traçado não é necessariamente reto. O cenário político tende a ser circular e movido por revoluções. Aqui é bom lembrar que uma revolução só se completa quando o ponto de uma circunferência retorna ao seu lugar de partida. Em linguagem política, isso significa mudar para deixar tudo como está.


A história mundial nos oferece com vários exemplos de extremos que se tocam e se revelam como faces de uma mesma moeda. Podemos nos lembrar da Guerra Fria que colocou diferentes partes do mundo sob autoritarismos de bandeiras opostas, mas com o mesmo nível de tirania e violência.


Podemos também lembrar da aliança entre os mais sangrentos estadistas do século XX. Antes da fracassada invasão da União Soviética por tropas alemãs, Hitler e Stalin eram aliados, apesar das duras críticas do Führer ao comunismo. Foi um breve período em que o mundo presenciou a semelhança entre os opostos.

Tal semelhança é o que mais tem me preocupado nos últimos anos. Temos testemunhado muito extremismo e pouca reflexão. É muito comum, nesse processo, atacar este ou aquele personagem para não revelar em que extremo o agressor se encontra. Talvez isso seja inconsciente, mas creio que os antagonistas da batalha política atual não revelam em que extremo estão para não perceberem que eles se encontram juntos no mesmo lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas