Projetos políticos(?)


Toda vez que começa uma campanha eleitoral vemos uma considerável quantidade de candidatos desfilando propostas, projetos e qualidades. Tentam convencer-nos de sua eleição é a garantia de que nossa cidade, estado ou país vão tomar o rumo certo. Mostram-se mais capazes, competentes e honestos que seus concorrentes e, em muitos casos, mais próximos da população. Em outras palavras, procuram mostrar ser o melhor produto do mercado político.

Parece não haver mais projetos a serem debatidos, nem novos caminhos a serem trilhados pelos candidatos aos mais diversos cargos públicos. Soa como se a eleição fosse um mero concurso público em que os aprovados terão quatro anos para demonstrar que valeu à pena termos confiado nosso voto ao prefeito Fulano de Tal e à vereadora Beltrana dos Badulaques.
-->


Tem se tornado cada dia mais difícil distinguir a proposta dos mais diversos partidos. À parte a eficiência e os competentes quadros das agremiações políticas do Brasil, sobra muito pouco para diferenciar uma sigla da outra. Nem mesmo os velhos partidos comunistas parecem oferecer uma alternativa concreta aos modelos de gestão em vigência no Brasil e no mundo. Soma-se a isto uma gama de partidos exóticos ou com propostas completamente fora da realidade em que vivemos.

Sabendo da falta de ousadia dos políticos e seus partidos, muitas vezes ouvimos a pergunta: o que fazer para mudar tal situação? Não é simples mudar a realidade em que vivemos. Afinal, não é fácil vislumbrar alguma alternativa ao que está estabelecido. Apesar disto, não podemos ficar mudos uma situação em que predomina este tipo de marasmo. O que fazer então?

Talvez o começo de tudo seja a dúvida, colocar a pulga atrás da orelha de quem se atreve a nos representar nas mais diferentes estâncias do poder público. Podemos incomodar com questões que gerem respostas e propostas diferentes. Não que isto seja garantia de que algum projeto vai surgir com certeza, mas pelo menos vai haver alguma movimentação e, da movimentação, podem surgir possíveis rumos dignos de um ou mais partidos políticos autênticos.
-->

Comentários

Postagens mais visitadas